sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Democracia participativa


Democracia participativa

Antes de falarmos sobre a democracia participativa, seus pontos positivos e negativos, que é o tema de nossa matéria, precisamos saber sobre alguns dos conceitos básicos de governo e também das diferentes formas de democracia existentes.
A palavra governar (do latim gubernare que significa administrar, conduzir, dirigir), foi estudada primeiramente na Grécia antiga. Já a palavra governo, em sentido mais amplo, é uma expressão politica de comando, de iniciativa, de fixação de objetivos do Estado e de manutenção da ordem jurídica vigente. Em sua forma mais resumida possível é um conjunto de funções que garante a condução politica dos negócios públicos, podendo se configurar de varias formas de acordo com a sua origem, natureza e composição.
Esses tipos de governo por sua vez, são as democracias, ditaduras, monarquias e outras. Cada um desses tipos de governo possue uma característica que o torna diferente do outro. Para não nos desviarmos do assunto falaremos apenas sobre os tipos de democracia.
Existem três tipos de democracia: a democracia participativa (a qual é o tema principal de nossa matéria); a democracia direta; e a democracia representativa.
A democracia direta é aquela em que a totalidade dos cidadãos deliberam abertamente em assembleias populares. Essa democracia era usado pelos gregos no antigo Estado ateniense
Já a democracia representativa por sua vez, é aquela em que os cidadãos escolhem um representante que toma as decisões politicas por eles. Como podem ver, esse tipo de democracia é o contrario da direta.
A democracia participativa por sua vez consiste em restringir o poder da assembleia representativa, reservando-se ao pronunciamento direto da assembleia geral dos cidadãos os assuntos de maior importância, particularmente os de ordem constitucional. Atualmente esse tipo de democracia é usado na Suíça e em alguns estados da federação norte-americana.
Essa democracia possui também, segundo autores de grande prestígio, pontos positivos e negativos. Para Aristóteles a democracia participativa é o tipo de governo que mais beneficia o povo, já que para ele existiam dois tipos de governo, o que beneficia o povo e o que beneficia o próprio governante.
Mas, esse mesmo filósofo concordava com Platão no fato de que esse tipo de governo possui uma grande falha, que é o de que um governo realizado por um povo sem os conhecimentos necessários para a politica pode acabar se distanciando dos interesses do próprio povo.
Outro ponto negativo é o de que na sociedade atual, com o grande número de pessoas, é necessário muito tempo para que as decisões que são tomadas pelo povo cheguem a um consenso.
Assim são apresentados alguns conceitos básicos de governo, alguns tipos diferentes de democracia e alguns pontos positivos e negativos da democracia participativa.

Um comentário:

  1. O texto cumpre o seu propósito, mas faltou criatividade, como o uso de charges ou link para informações importantes como o uso atual do sistema.

    ResponderExcluir